Governança corporativa

Transparência, equidade e responsabilidade corporativa são nossos princípios.

Plano de fundo

Risco de Crédito
Entende-se como a medida numérica da incerteza relacionada ao recebimento de um valor contratado/compromissado, a ser pago por um tomador de um empréstimo, contraparte de um contrato ou emissor de um título, descontadas as expectativas de recuperação e realização de garantias. O Banco Guanabara estabelece sua política de crédito com base em fatores internos e externos, relacionados ao ambiente econômico e está amparado em procedimentos de análise desenvolvidos pela sua experiência e tradição. A aprovação do crédito segue a política de gestão do risco de crédito onde são estabelecidas as alçadas competentes, procedimentos e metodologias, formando um sistema eficiente e eficaz, capaz de mapear, identificar, controlar e mitigar o risco relativo à probabilidade do não pagamento pelo tomador ou da contraparte.
Estrutura da Gestão de Risco de Crédito [138.54KB | PDF] Baixar
Risco de Mercado
Entende-se que o risco de mercado refere-se à medida numérica da incerteza relacionada aos retornos esperados de um investimento, em decorrência de variações em fatores como taxas de juros, taxa de câmbio, preços de ações e commodities. O Banco Guanabara tem como objetivo a gestão desses riscos otimizando a relação risco-retorno através de modelos terceirizados, amplamente testados.
Estrutura de Gestão Risco de Mercado [148KB | PDF] Baixar
Risco Operacional
É o risco de perda resultante de processos internos, pessoas e sistemas inadequados ou falhos, ou de eventos externos. O Banco Guanabara busca prevenir situações de exercício de atividades em desacordo com as políticas, normas e procedimentos estabelecidos pelo Banco, fraude interna, fraude externa, segurança da informação, processos trabalhistas, interrupção ou dificuldades de operações dos sistemas, confidencialidade de informações, falhas na concepção e modelagem de produtos e serviços bancários, cumprimento de obrigações com os clientes, fornecimento de informações incompletas ou intempestivas a entidades externas, órgãos reguladores, acionistas e investidores, vícios na formalização de operações, custódia de documentos e mau relacionamento com parceiros comerciais, fornecedores e terceiros.
Estrutura da Gestão de Risco Operacional [762KB | PDF] Baixar
Risco de Liquidez
O Banco Guanabara entende liquidez como a disponibilidade de fundos suficientes para o cumprimento das obrigações. O Risco de liquidez é como a possibilidade de perdas decorrentes de mudanças bruscas dos mercados, bem como da incapacidade do Banco Guanabara de reverter ou desmontar posições de investimentos ou, ainda, ter de realizar uma posição com preços aviltados.
Estrutura da Gestão de Risco de Liquidez [132KB | PDF] Baixar
Gestão de Capital
O Banco Guanabara S/A possui uma estrutura de gestão de riscos e gerenciamento de capital em conformidade com as normas vigentes, com o intuito de efetuar o monitoramento e mitigação dos riscos, além de atender metas e objetivos do planejamento de capital para assegurar que os Requerimentos Mínimos Regulatórios sejam cumpridos diante de possível mudança no cenário macroeconômico.
Estrutura da Gestão de Capital [160KB | PDF] Baixar

Relatórios

2021 – Relatório de Pilar 3 [378KB | PDF] Baixar
2020 – Relatório de Pilar 3 [405KB | PDF] Baixar