O BANCO GUANABARA S.A., instituição financeira de direito privado, com sede na Avenida das Américas, nº 3.434, Barra da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, CEP: 22640-102, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 31.880.826/0001-16 (“BANCO GUANABARA”) estabelece, neste instrumento, as condições para o acesso e utilização do SITE e sistemas relacionados do BANCO GUANABARA, para acesso aos produtos e/ou serviços e/ou conteúdos que o BANCO GUANABARA disponibiliza aos seus Clientes, bem como esclarecer obrigações e responsabilidades dos USUÁRIOS.
POR FAVOR, LEIA ESTA POLÍTICA DE PRIVACIDADE (“POLÍTICA”) CUIDADOSAMENTE ANTES DE USAR ESTE WEB SITE (“SITE”). AO NAVEGAR OU UTILIZAR ESTE SITE (www.bancoguanabara.com.br/), QUALQUER QUE SEJA A FORMA, VOCÊ (“USUÁRIO”) RECONHECE TER LIDO E ENTENDIDO TODOS OS TERMOS E CONDIÇÕES AQUI ESTABELECIDOS, OBRIGANDO-SE AUTOMATICAMENTE AOS MESMOS. AS CLÁUSULAS DESTA POLÍTICA PODEM SER ALTERADAS A QUALQUER TEMPO PELO BANCO GUANABARA, PORTANTO, VERIFIQUE-AS NOVAMENTE SEMPRE QUE UTILIZAR ESTE SITE. EM CASO DE NÃO CONCORDÂNCIA QUANTO AOS TERMOS ABAIXO, SUSPENDA IMEDIATAMENTE A NAVEGAÇÃO E NÃO MAIS UTILIZE O SITE E SEUS SISTEMAS.
O BANCO GUANABARA recomenda ao USUÁRIO a impressão deste documento e sua leitura detalhada.
O BANCO GUANABARA tem o compromisso com a transparência, a privacidade e a segurança dos dados de seus Clientes durante todo o processo de interação com nosso SITE, internet banking e fichas de cadastro. Para que entendam melhor quais informações coletamos e como as utilizamos, armazenamos ou excluímos, detalhamos a seguir nossa Política de Privacidade.
Os dados cadastrais dos Clientes não são divulgados para terceiros, exceto quando necessários para a prestação de qualquer dos serviços oferecidos pelo BANCO GUANABARA (desde que contratados), inclusive quando oferecidos em nuvem, ou realização de cobrança em virtude de inadimplência, mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente, com empresas provedoras de infraestrutura tecnológica e operacional, como empresas intermediadoras de pagamento e provedoras de serviço de armazenamento de informações, bem como em caso de transferência internacional de dados. Seus dados pessoais são peça fundamental para o atendimento a obrigações legais e para que sua experiência conosco seja sempre personalizada.
A fim de facilitar o entendimento da nossa Política de Privacidade, apresentamos um resumo: Agente de tratamento dos dados: controlador e operador Papel do BANCO GUANABARA no tratamento dos dados: Predominantemente controlador Tipo de informações pessoais coletadas: O BANCO GUANABARA coleta as informações que o Cliente fornece quando se cadastra, utiliza um de nossos serviços em nosso SITE, internet banking e/ou ficha cadastral realizada de modo físico.
Com que finalidade utilizamos seus dados pessoais? Para o devido cumprimento das obrigações legais e regulatórias; Para o exercício regular de direitos; Para a proteção do crédito; Para atender aos interesses legítimos do BANCO GUANABARA, de seus Clientes ou de terceiros; Para entregar o serviço contratado; Para mantê-lo informado sobre o status do seu serviço; Para coordenar com parceiros a disponibilização de serviços; Para a realização de cobranças; Cumprimento da resolução nº 4.753/19 (dispõe sobre a abertura, a manutenção e o encerramento de contas de depósitos); Melhorar a experiência do USUÁRIO no BANCO GUANABARA; Fazer análises e pesquisas de mercado; Executar publicidade online direcionada; Prevenir, detectar e investigar atividades que estejam em desacordo com o nosso Código de Conduta ou que sejam proibidas ou ilegais; melhorar nosso SITE, produtos e serviços. O BANCO GUANABARA utiliza bases legais, que podem variar de acordo com a finalidade da coleta, para tratar os dados pessoais dos Clientes. O prazo de armazenamento pode mudar conforme a base legal aplicável a cada situação e a finalidade.
Serviços de marketing Os serviços de marketing são oferecidos por meio de comunicações gratuitas sobre ofertas, serviços e produtos dirigidas ao Cliente, relacionadas ao seu perfil no SITE. Esse serviço abrange quaisquer meios de comunicação. Vale ressaltar que o Cliente pode cancelar o serviço, a qualquer momento, pelos nossos canais de atendimento e autoatendimento. Para qualquer finalidade, para a qual o consentimento do Titular deve ser coletado, o tratamento estará condicionado à manifestação livre, expressa, informada, específica e inequívoca do Titular. Ressaltamos que novos serviços online, disponibilizados pelo BANCO GUANABARA, estarão automaticamente sujeitos à POLÍTICA vigente à época de sua utilização.
Qual a aplicabilidade desta POLÍTICA? Aplica-se a todos os Clientes do BANCO GUANABARA, incluindo SITE, internet banking e fichas físicas de cadastro, que de alguma forma tenham os dados pessoais tratados por nós. Quais dados pessoais coletamos e utilizamos? O BANCO GUANABARA coleta informações do Cliente de diversas formas: quando você fornece seu CPF, Nome, Endereço, RG, Naturalidade, Data de Nascimento, Gênero, Nacionalidade, Telefone, E-mail, Escolaridade, Estado Civil, Filiação, Salário, Cargo, Empresa onde Trabalha, Data de Admissão na Empresa onde Trabalha, Data de Demissão na última empresa onde trabalhou, Tipo de Contrato, Dados relativos ao cônjuge (Nome, RG, CPF, Gênero, Naturalidade, Data de Nascimento, Telefone, E-mail), para cadastro e abertura de conta via meio físico ou sistema de cadastro; e quando você informa número da conta para acesso ao sistema de internet banking.
Informações coletadas de outras fontes: Fontes públicas (por exemplo, dados demográficos); Agências ou órgãos de crédito (por exemplo, relatórios de crédito/cheques); Provedores de dados (por exemplo, dados demográficos relacionados a anúncios publicitários on-line e com base nos interesses do Cliente)
Com quem compartilhamos seus dados pessoais?
As informações coletadas somente serão compartilhadas quando forem necessárias: (i) para a adequada prestação de serviços objeto de suas atividades com o BANCO GUANABARA; (ii) proteção em caso de conflito; (iii) mediante decisão judicial ou requisição de autoridade competente; (iv) com empresas provedoras de infraestrutura tecnológica e operacional, como empresas intermediadoras de pagamento e provedoras de serviço de armazenamento de informações; (v) em caso de transferência internacional de dados.
Em caso de transferência internacional de dados
Como a internet é um ambiente global, determinados serviços oferecidos pelo BANCO GUANABARA podem demandar a transferência dos seus dados para outros países.
Nesses casos, os dados são tratados de acordo com a LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) e demais legislações de proteção. Tomamos medidas de segurança de acordo com nossas políticas e adotamos cláusulas padrão nos contratos com fornecedores e prestadores de serviços.
Ao navegar em nosso SITE e/ou se comunicar conosco, você está ciente do tratamento de suas informações, inclusive a transferência internacional de dados, quando necessário. Adotamos medidas para garantir que quaisquer informações coletadas sejam tratadas com segurança, conforme os padrões de proteção de dados e de acordo com esta POLÍTICA.
Quais os seus direitos enquanto titular de dados?
Conforme a LGPD, o Titular dos dados pessoais terá o direito de obter do BANCO GUANABARA, a qualquer momento, mediante requisição formal, informações referentes aos seus dados.
O BANCO GUANABARA terá 15 (quinze) dias para responder às solicitações dos Titulares. Os pedidos serão analisados conforme previsto em legislação vigente e, por questões legais, algumas solicitações podem não ser atendidas.
Os Titulares dos dados, segundo o texto da LGPD, podem exercer os seus direitos por meio de:
I – confirmação da existência de tratamento; II – acesso aos dados; III – correção de dados incompletos, inexatos ou desatualizados; IV – anonimização, bloqueio ou eliminação de dados desnecessários, excessivos ou tratados em desconformidade com o disposto na LGPD; V – portabilidade dos dados a outro fornecedor de serviço ou produto, mediante requisição expressa, de acordo com a regulamentação da autoridade nacional, observados os segredos comercial e industrial; VI – eliminação dos dados pessoais tratados com o consentimento do Titular; VII – informação das entidades públicas e privadas com as quais o controlador realizou uso compartilhado de dados; VIII – informação sobre a possibilidade de não fornecer consentimento e sobre as consequências da negativa; IX – revogação do consentimento.
Como exercer seus direitos?
Você pode exercer seus direitos acessando a seção “Privacidade”, disponível no SITE. Além disso, pode entrar em contato pelo e-mail privacidade@bancoguanabara.com.br.
Para mudar suas preferências em relação às notificações, a qualquer momento, você pode acessar “Consentimento”. Se não quiser receber nossas comunicações de marketing, também pode cancelar a assinatura clicando no link enviado junto com o e-mail do marketing.
Encarregados da Proteção de Dados – DPO
É o colaborador responsável por coordenar e por assegurar a conformidade com a Política de Proteção de Dados e requisitos legais/regulamentares locais aplicáveis, também, atuará como o canal com os titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados no Banco Guanabara.
Para exercer os direitos do titular ou para obter mais informações sobre a Política ou sobre como são tratados os dados pessoais entrar em contato no e-mail: felipe.dutra@bancoguanabara.com.br ou através do telefone: (21) 2737-0430 / (21) 2737-0400 DPO Banco Guanabara – Felipe Dutra de Moraes
Menores de idade e/ou incapazes podem abrir conta no BANCO GUANABARA?
O BANCO GUANABARA pode ter menor de 18 (dezoito) anos e/ou pessoa civilmente incapaz usuárias de seus serviços, desde que devidamente assistidos ou representados, na forma da lei.
O ambiente tecnológico do BANCO GUANABARA é seguro?
Para proteger todos os seus dados, o BANCO GUANABARA conta com os principais sistemas de segurança: Certificado de segurança SSL da Certisign (uma das maiores empresas certificadoras do mundo). Tal certificado garante que todos os seus dados pessoais tais como, dados de conta corrente, documento de identificação pessoal, jamais sejam divulgados. Essa tecnologia também impede que o trânsito de informações seja acessado por terceiros.
Para manter a segurança e proteção dos seus dados pessoais fornecidos no cadastro, em nenhuma hipótese o seu login e senha devem ser compartilhados com terceiros. Além disso, ao acessar o seu cadastro, principalmente em computadores públicos, certifique-se de que você realizou o logout da sua conta para evitar que pessoas não autorizadas acessem e utilizem as informações sem o seu conhecimento.
Não solicitamos dados pessoais por telefone, WhatsApp, SMS ou e-mail. Em nenhuma hipótese eles devem ser fornecidos, pois pode ser uma tentativa de uso indevido.
Certificado do Site Blindado.
Comprova que seu site está seguro, através da avaliação em tempo real de possíveis vulnerabilidades. Com efeito, o BANCO GUANABARA se preocupa com a privacidade e a segurança das transmissões já que tanto o BANCO GUANABARA como o USUÁRIO reconhecem que a internet, enquanto rede mundial de computadores a qual qualquer pessoa pode ter acesso, não é um meio totalmente seguro. Para tanto, disporá de recursos técnicos que visam evitar ou atenuar os riscos inerentes à internet. Por outro lado, a fim de potencializar a segurança no SITE, o BANCO GUANABARA enfatiza que determinados atos, incluindo, entre outros, o uso com propósitos ilegais, informações ou corrupção de dados, violação de direitos intelectuais ou de autoria, envio de mensagens ameaçadoras, conteúdo racista ou pornográfico, interferência ou interrupção dos serviços prestados pelo SITE e/ou qualquer tentativa de espalhar quaisquer vírus ou programas indesejáveis poderá resultar na rescisão imediata de qualquer relação entre o BANCO GUANABARA e o USUÁRIO, sem prejuízo das cominações legais cabíveis.
Disposições Gerais
O encarregado da proteção de dados é o responsável escolhido pelo BANCO GUANABARA para atuar como canal de comunicação entre o controlador, os Titulares dos dados e a Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD). Qualquer dúvida poderá ser encaminhada para o e-mail privacidade@bancoguanabara.com.br.
A presente POLÍTICA, para todos os fins e efeitos de direito, faz parte integrante e indissociável do contrato para operacionalização dos serviços do BANCO GUANABARA.
Eventuais omissões ou meras tolerâncias das partes no exigir o estrito e pleno cumprimento desta Política de Privacidade e/ou de prerrogativas decorrentes dele ou da lei, não constituirão novação ou renúncia, nem afetarão o exercício de quaisquer direitos aqui previstos, que poderão ser plena e integralmente exercidos, a qualquer tempo. Caso se perceba que uma disposição é nula, as disposições restantes desta Política de Privacidade permanecerão em pleno vigor e um termo válido substituirá o termo nulo, refletindo nossa intenção, tanto quanto possível.
Esta POLÍTICA será regida, interpretada e executada de acordo com as Leis da República Federativa do Brasil, especialmente a Lei nº 13.709/2018, independentemente das Leis de outros estados ou países, sendo competente o foro do domicílio do Cliente para dirimir qualquer dúvida decorrente deste documento.
Última atualização e versões anteriores
Última atualização: 23 de maio de 2024
BANCO GUANABARA Endereço: Avenida das Américas, nº 3.434, Barra da Tijuca, cidade do Rio de Janeiro, Estado do Rio de Janeiro, CEP: 22640-102, inscrito no CNPJ/MF sob o nº 31.880.826/0001-16, Central de Atendimento: (21) 2562-9600 || Fax: (21) 2562-9686 || comercial@bancoguanabara.com.br. O Usuário – ou seu assistente ou representante legal, conforme o caso – reconhece expressamente ter lido, analisado e compreendido todas as condições acima estabelecidas, comprometendo-se cumpri-las integralmente.